Desde que a televisão surgiu, que a rádio perdeu parcialmente importância. A proporção de portugueses que veem diariamente televisão (90%) é mais do dobro da que diariamente ouve rádio (40%).
O estudo foi feito pelo Instituto de Ciências Sociais, os que mais consomem televisão são os idosos (65 ou mais anos) e os de rendimentos mais baixos. Os programas de televisão habitualmente mais vistos são as notícias, reportagens e informação (81%). As telenovelas batem os 40%).
"Os inquiridos apontam que visionam, em média, mais horas de televisão durante o fim de semana do que durante um dia de semana típico. Quanto à rádio, a tendência inverte-se: os respondentes passam, em média, menos horas a ouvir rádio durante o fim de semana do que num típico dia de semana. É o segmento da população com menos rendimentos e com mais idade que passa, em média, mais tempo frente ao ecrã da televisão, 5 horas, em média, durante o fim de semana e 4 horas durante um dia de semana típico. Pelo contrário, são os indivíduos mais novos, mais instruídos e com maiores rendimentos que, tendencialmente, passam menos tempo à frente do ecrã da televisão, no fim de semana e durante a semana. Praticamente toda a população usa o aparelho de televisão como o principal meio de visionamento de conteúdos televisivos e só uma ínfima minoria aponta o computador ou tablet ou o telemóvel como dispositivos preferenciais para consumo televisivo", destacam as conclusões do estudo.