Chama-se 'A Filha' e é a nova trama da TVI. Parte do elenco já iniciou as gravações, cujo projeto, tem estreia marcada para setembro próximo.
Os primeiros momentos foram gravados na prisão de Linhó, em Sintra. A história é baseada no caso Esmeralda, que muitos portugueses conhecem, e conta a história de uma criança envolvida numa batalha judicial entre os pais adotivos (Dalila Carmo e Diogo Infante) e o pai biológico (José Condessa). "Foi difícil aproximar-me desta realidade, mas a série está muito bem escrita e acho que, desde o primeiro episódio, vai levantar a questão de não sabermos de que lado estamos", afirma José Condessa, que dá vida a Paulo, carpinteiro de profissão. "Estive alguns dias numa oficina de carpintaria para perceber algumas técnicas de trabalhar a madeira e utilizar certas ferramentas", conta o ator.
José está preso há cerca de seis meses, e quando é colocado em liberdade, tem cá fora, para o receber a mulher Cristina e o advogado Jorge. Diogo Infante, que interpreta o papel de José, diz "que há aqui uma questão judicial, ética e moral muito bem contada e sustentada ao longo da série". Sendo também pai adotivo na vida real, o ator admite que foi difícil não usar esta memória afetiva na maneira como se entregou à personagem. "Esta ideia de que podemos abraçar uma criança que não é do nosso sangue e torná-la nossa é algo que me é familiar e percebo que este homem vá aos limites do razoável para lutar por algo que acredita ser seu", afirma Diogo, embora sublinhe que os contornos desta história são diferentes dos seus. "A minha adoção seguiu os trâmites legais, e esta não. No final, quem vence este conflito é o amor."