A novela 'A Herança' eleva a intensidade com uma reviravolta chocante. Após ter apanhado Inês (Dânia Neto) com Vicente (Ricardo Pereira), Pedro (Cristóvão Campos) toma uma decisão impulsiva: trair a mulher com a filha de Pilar (Mariana Monteiro), numa espiral de vingança e desespero.
Pedro, a trabalhar nas cavalariças da Herdade, encontra Mariana, que lhe conta o sucesso nos exames psicológicos da Força Aérea. Apesar das felicitações, Pedro mostra-se distante, revelando os problemas no casamento com Inês. Mariana, ao ouvir a dor de Pedro, demonstra apoio e um forte sorriso, e Pedro acaba por desabar, confessando que as coisas não estão bem entre eles e que Inês está mais preocupada com a família.
Mariana, apaixonada pelo pai de Luís, aproveita o momento de vulnerabilidade de Pedro e surge um impulso de traição. Pedro tenta resistir à sedução, mas os seus sentimentos reprimidos e a intensidade do momento levam-no a envolver-se com Mariana nas cavalariças.
O Arrependimento e a Busca por Esquecer:
Após o ato consumado, Pedro arrepende-se, desculpa-se e tenta colocar um fim a essa situação, mas Mariana reage com a afirmação de que Pedro já lhe admitiu que as coisas não estavam bem com Inês. Pedro justifica o que se passou com a dor causada pela traição de Inês e a necessidade de esquecer o sofrimento, mas Mariana aproveita a situação, beijando-o novamente e levando-o a um novo encontro amoroso.