Na história, a atriz dá vida a Lurdes, uma avó extremamente protetora e dedicada, especialmente para com os seus netos, Verónica, Martim e Mateus.
À revista Maria, a atriz partilhou que, para além da ficção, esta personagem ressoa com o seu lado pessoal, onde também assume um papel ativo como avó. Com dois netos pequenos, Custódia reserva os domingos para passar tempo de qualidade com eles. “Amo-os incondicionalmente e é maravilhoso ver crescer seres humanos e perceber que o amor faz a diferença”, afirma, emocionada.
Em A Promessa, Lurdes é uma avó presente, acompanhando de perto o crescimento dos netos e assumindo o papel de mentora, sempre atenta a transmitir valores. Fora do ecrã, Custódia segue um caminho semelhante com os seus netos, embora com uma abordagem menos rígida. “Há coisas que são chatas de transmitir e de exigir, mas faço-o de uma maneira mais fofinha possível e digo: 'Não faças isso'”, confidencia a atriz, revelando o seu lado carinhoso e compreensivo.
Apesar de se considerar uma avó dedicada, Custódia reconhece que procura aprender com os erros do passado e melhorar sempre. “Não posso dizer que trato melhor os meus netos do que os meus filhos, mas tenho a obrigação de não cometer os mesmos erros e dar-lhes tudo aquilo que aprendi ao longo da vida”, partilha. Um exemplo dessa relação próxima é o facto de o seu neto mais velho já a ter acompanhado a gravações da novela, onde, segundo ela, “deu-se bem com toda a gente”.
Nas suas horas livres, Custódia Gallego gosta de aproveitar ao máximo o tempo com a família. Confessa que adora passear na praia, fazer caminhadas e cozinhar. “Gosto de estar com os meus amigos e adoro fazer jantares em casa”, afirma, reforçando a importância que dá ao convívio familiar.
Com 65 anos, a atriz mantém uma vitalidade e uma paixão pela vida que se refletem tanto na sua vida pessoal como nas personagens que interpreta.
A Promessa é apenas mais um capítulo na carreira de Custódia Gallego, que já entrou em novelas como Flor Sem Tempo, A Serra, ou ainda Dancin' Days.