As emoções prometem atingir o auge na novela ‘A Promessa’, da SIC. O segredo mais bem guardado de Helena será finalmente revelado, e as consequências serão devastadoras.
António, conhecido pelo seu espírito solidário e generoso, decide organizar um almoço com os colaboradores para celebrar o sucesso de um novo negócio. A festa decorre no mercado e começa de forma animada, mas rapidamente as comemorações descambam.
Tudo muda quando Quim perde a paciência e começa a gritar com Helena, revelando um segredo que choca todos os presentes:
"Sabes porque é que ainda não disse nada ao teu marido?! Porque tenho vergonha de ser teu irmão!", atira, revoltado.
O dono da churrasqueira acusa Helena de renegar as suas origens humildes e de esconder a família:
"Não são irmãos, Helena! É irmã. E chama-se Helena Pimenta. Mas, como tem vergonha da família e a mania que é fina, usa o nome de casada. A minha irmã agora gosta de ser chamada de Helena Fontes Morais."
O ambiente congela. António, Nélson, Ronaldo e Tomás ficam boquiabertos com o que ouvem. Envergonhado, Quim tenta justificar-se:
"Peço desculpa... A minha intenção não era estragar a vossa festa, juro que não. Mas um homem enche, enche, e um dia rebenta..."
Mais tarde, António confronta Quim, que lhe conta toda a verdade — que Helena se afastou dos pais por serem pobres e nunca os ajudou, mesmo quando adoeceram. O empresário, desiludido, decide restabelecer o contacto com a família.
Já no palacete, António enfrenta a mulher e expressa a sua desilusão:
"Helena, para um casamento funcionar, é preciso confiança. E eu percebi que não posso confiar em ti."
Apesar das tentativas de justificação, Helena vê o marido fazer uma mala e anunciar que vai para a Comporta, incapaz de continuar ao seu lado:
"Não te consigo ver. Preciso de sair."
Um momento de pura tensão e viragem na trama, que promete mudar para sempre o destino do casal e abalar a família Fontes Morais.