O regresso de Miguel na novela A Promessa está a gerar momentos intensos no seio da família Fontes Morais. Tudo começa quando Miguel decide confrontar Tomás e Laura, que agora vivem no palacete. Visivelmente perturbado e cheio de rancor, o sobrinho de António não aceita a presença do primo no lugar que outrora foi seu, desencadeando uma discussão acalorada.
Miguel não esconde a sua revolta e faz questão de recordar a Tomás o passado traumático, quando caiu da varanda. "O miúdo inválido já não existe", avisa Miguel, deixa claro que não permitirá mais ser tratado com inferioridade. A tensão entre os dois sobe de tom, e Miguel chega a agredir Tomás, acusando-o de ser um peão manipulado pela mãe.
Enquanto Helena se mostra preocupada com a segurança de Tomás, Laura enfrenta um dilema pessoal. Após várias tentativas de diálogo com Miguel, Laura confronta-o junto ao mar. "Dei-te uma oportunidade para te explicares", desabafa ela. No entanto, a jovem reconhece que os sentimentos já não são os mesmos: "Casaste com o meu primo, Laura. Não sejas tão hipócrita", rebate Miguel.
Desgostosa, Laura admite que Tomás se tornou essencial para conseguir chegar perto de Miguel. "Não sei viver sem ti", confessa, evidenciando o forte laço que os une. Apesar disso, Miguel insiste em desdenhar: "Se gostasses de mim não tinhas escolhido o meu primo". Frente a estas palavras, Laura vira costas, incapaz de continuar a lutar por um amor que se perdeu no passado.