No último episódio da novela A Promessa, transmitida na SIC, Miguel toma uma atitude drástica que deixa todos em choque. Após o seu regresso, ele surpreende a família ao decidir expulsar Laura (Victoria Guerra) e Tomás (Lourenço Ortigão) de casa. Este ato inesperado é a primeira de várias medidas controversas que Miguel toma, motivado por um desejo de vingança e por segredos que começam a vir à tona.
Ao regressar, Miguel confronta Laura e Tomás, ordenando que saiam imediatamente da casa. "Não vos quero mais aqui", declara ele, deixando claro que não voltará atrás na sua decisão. Perante os pedidos de familiares como António e Helena para reconsiderar, Miguel responde de forma fria, dizendo que a casa é sua e ele decide quem pode lá viver. "Ninguém tem de permitir nada. A casa é minha, ou mudou alguma coisa? Então acho que estou no direito de decidir quem é que quero a viver comigo", reforça o sobrinho de António.
Para complicar a situação, Laura vive um momento de grande tensão ao ser raptada por um novo motorista de droga. Esta situação coloca todos em alerta, especialmente Tomás, que chega a casa e encontra uma nota de Laura, levando-o a acreditar que ela possa estar a trair a sua confiança. A frustração e a raiva de Tomás aumentam, alimentando o clima de desconfiança e conflito. "Quero vingar-me por todo o mal que me fizeram. E só vou descansar quando todos pagarem por isso", conclui Miguel.