A história em 'A Promessa' está a atingir um ponto crítico, com várias intrigas e revelações a desenrolar-se. António pressiona Miguel sobre o teste de ADN, questionando-o sobre o seu amor por Verónica. Camila intervém, dizendo ao primo que não é necessário casar para assumir a paternidade do bebé. A tensão entre os personagens aumenta à medida que o teste de ADN se torna um ponto central da trama.

Helena, envolvida numa mentira sinistra, paga a um funcionário de um laboratório para garantir que tudo corra conforme o planeado. A vilã acusa Laura de ser manipuladora e de se aproveitar de Tomás. A vilã também revela a verdade sobre o teste de ADN a Tomás, mostrando-lhe que ele é o verdadeiro pai do bebé de Verónica, e não Miguel, como todos acreditavam. Tomás, chocado e incrédulo, suspeita que Helena possa ter falsificado o exame. Helena alerta Tomás para ser cauteloso com as suas escolhas amorosas e menciona que não convenceu a filha de Maria a fazer um aborto para não arriscar que António descobrisse.

Tomás, angustiado, e sem conseguir dormir, grava um áudio para Laura, pedindo-lhe para falarem. Apesar da sua dificuldade em enfrentar a verdade, ele revela a Laura que Miguel é realmente o pai do bebé. Laura tem dificuldade em acreditar na revelação, e a situação deixa ambos emocionalmente abalados.