A tensão atinge o expoente máximo em A Promessa quando Verónica (Joana Ribeiro) entra em trabalho de parto de forma inesperada e dramática. Após algum tempo a viver em Belmonte, Verónica regressa ao palacete, mas, mesmo na reta final da gravidez, começa a sentir que algo não está bem.

Durante uma noite, acorda sobressaltada com uma dor intensa e vê que está coberta de sangue. “Não, não, não... o meu filho... Não!”, grita, em pânico. Miguel (João Catarré) ouve os gritos e corre para ajudá-la, encontrando-a em desespero. “O meu filho! Aconteceu alguma coisa... O bebé vai nascer ou morrer”, chora Verónica, temendo o pior.

Miguel, tentando manter a calma, insiste em levá-la ao hospital, mas Verónica, cheia de dores, não acredita que consiga. Maria (Sofia Alves) é alertada e junta-se rapidamente ao cenário caótico, também aterrorizada com o que está a acontecer. Miguel faz de tudo para acalmar Verónica, garantindo-lhe que tudo ficará bem: “Vai ficar tudo bem, mas tens de ser forte. A ambulância já vem a caminho e não tarda tens o teu filho nos braços, eu prometo”, assegura, enquanto a tensão cresce.