A nova trama da SIC, que estreia no decorrer do próximo ano, é escrita por Inês Gomes e reúne um elenco de luxo.
Bárbara Branco é a grande protagonista e dá vida a Catarina Valente, uma ex-presidiária que sai da prisão decidida a encontrar a mãe, Leonor, que desapareceu enquanto ela estava a cumprir pena. Enquanto a procura, Catarina apaixona-se por Vasco (Francisco Froes), sem saber que ele pertence à poderosa família Torres.
Mas o núcleo de protagonistas recebe mais um reforço de peso. Trata-se do ator Albano Jerónimo, que regressa, assim, à SIC. Em Caminhos Cruzados, Albano será Jorge Valente, o pai de Catarina e de Tozé (João Maneira) e marido de Leonor.
Leonor era cozinheira na casa dos Torres e teve um caso com Eduardo (Luís Esparteiro), acreditando que o amante ia deixar a mulher para ficar com ela. A verdade é que Eduardo foi dando esperanças a Leonor para manter a relação, mas sem nunca pensar em deixar a sua esposa, Vitória (Cristina Homem de Mello). No entanto, Vitória descobre que o marido mantinha um caso com a empregada e despede-a. Leonor não conseguiu justificar o despedimento ao marido, que queria ir confrontar os patrões dela, e acabou por admitir que tinha um caso com Eduardo.
Ao saber do caso extra-conjugal, Jorge não aguenta o desgosto e embebeda-se. Os dois tiveram uma discussão e Jorge agrediu-a, acreditanto que a matou.