Para assinalar os seus 32 anos, a TVI promove a Gala da Ficção, um evento dedicado a homenagear o melhor da dramaturgia nacional. Sob a liderança de José Eduardo Moniz, diretor-geral da estação, esta cerimónia celebra o talento dos atores, realizadores e equipas técnicas que contribuem para o sucesso da ficção portuguesa.

Após 17 anos desde a última edição, a TVI recuperou este evento que, nas palavras de Moniz, já era um desejo antigo: “Em 2008 fizemos a primeira gala e nunca mais se fez. E eu disse: temos de recuperar, porque é bom que os atores, os autores, os realizadores, os técnicos em geral percebam e sintam que a TVI gosta deles, que esta é a casa deles.”

O evento não apenas premiou as melhores novelas, séries e comédias, mas também destacou o papel essencial dos profissionais de bastidores que tornam possível o sucesso da ficção nacional.

Os Nomeados da Noite

A competição é renhida, com produções de grande impacto a disputarem os troféus. Na categoria de Melhor Novela, concorrem A Única MulherCacauMeu AmorNa Corda BambaOuro Verde e Para Sempre. Já o prémio de Melhor Série tem como candidatos A FilhaEquadorJacintaPecado, Sr. Rui e Tony, entre outras. Por fim, na categoria de Melhor Comédia, o público pôde escolher entre sucessos como Festa é FestaRua das Flores e Vizinhos Para Sempre.

O diretor-geral da estação garantiu que este evento marca o início de um ano cheio de novidades na TVI“Este vai ser um ano de muitas surpresas para a TVI e isso começa já agora. Portanto, o que vai passar a seguir também não lhe devo dizer, mas que há mais coisas, há.”

A gala não só reforçará a ligação entre o canal e os seus talentos, como também consolidará a posição da TVI como um dos principais pilares da ficção em Portugal. Com um futuro promissor em vista, o público pode esperar mais momentos inesquecíveis na televisão portuguesa.

O link foi copiado