Audiências de junho: SIC mantém liderança e Canal 11 bate recordes
Em junho de 2025, a SIC lidera as audiências com 14.7% de ‘share’. Canal 11 regista o melhor dia de sempre com a final do Europeu de sub-17.

O consumo televisivo voltou a crescer em junho de 2025. Segundo os dados da Initiative, agência de meios do grupo Mediabrands, registou-se um aumento de 1.1% face a maio. No universo dos canais em sinal aberto (FTA), a SIC reforçou a liderança que tinha recuperado em abril, com um ‘share’ de 14.7%, mais 0.3 pontos percentuais do que no mês anterior. A TVI caiu ligeiramente para 13.6% (-0.2p.p.), enquanto a RTP1 fechou o pódio com 11.2%, apesar de ter emitido o programa mais visto do ano até agora.
Final da Liga das Nações foi o momento mais visto do ano
A vitória de Portugal sobre a Espanha na final da Liga das Nações foi o grande destaque do mês, com uma audiência média de 3 milhões e 228 mil pessoas e um ‘share’ impressionante de 62.1%. Esta emissão da RTP1 foi também a mais vista de 2025 até ao momento. A meia-final frente à Alemanha ficou em segundo lugar no ranking mensal, com 2 milhões e 589 mil telespectadores e um ‘share’ de 49.0%.
SIC domina o ‘prime-time’ e o almoço
A estação de Paço de Arcos liderou de forma clara durante os principais blocos horários. Ao almoço, o ‘Primeiro Jornal’ voltou a ser o informativo mais visto, com 19.3% de ‘share’, face aos 16.3% da TVI. Durante o ‘prime-time’ (primeira e segunda partes), a SIC manteve a dianteira, embora a diferença para a TVI tenha sido mais reduzida no primeiro bloco (16.2% vs 14.5%). A estação destronou ainda a RTP1 no período do pré-prime, com os diários de ‘Casados à Primeira Vista’ a registarem um ‘share’ de 16.2%, contra os 13.6% da estação pública.
Canal 11 bate recordes com o Europeu de sub-17
Entre os canais por cabo, o destaque maior foi para o Canal 11, que registou o maior crescimento mensal, subindo 0.4 pontos percentuais. O canal da Federação Portuguesa de Futebol transmitiu os jogos do Europeu de sub-17 - competição vencida por Portugal— e as finais do campeonato nacional de futsal entre Benfica e Sporting. A final frente à França foi o programa mais visto de sempre do Canal 11, desde a sua criação em 2019. Nesse dia, o canal atingiu um recorde histórico de ‘share’: 3.6%.
A escalada de violência entre Israel e o Irão despertou maior atenção para os canais informativos. CNN Portugal e Now registaram um crescimento de 0.1p.p. face a maio. Já o Mundial de Clubes, com vários jogos disponíveis apenas via DAZN, contribuiu para o aumento de 1.3p.p. na categoria “outros usos” da televisão, enquanto os canais PAY TV desceram 1.7p.p.
Novo formato. Aposta vencedora
O novo formato da SIC, que estreou no último dia de junho, fechou o pódio dos programas mais vistos, com uma média de 862 mil telespectadores e um ‘share’ de 21.9%. Mesmo com apenas uma emissão contabilizada no mês, o programa conseguiu posicionar-se entre os conteúdos de maior impacto no panorama televisivo nacional.