O futebol é o motor de audiências da semana na televisão portuguesa

O futebol continua a ser uma das maiores forças da televisão portuguesa. A transmissão de jogos da seleção tem um impacto direto nas audiências e mostra como os eventos em direto mantêm um lugar central no consumo televisivo.

O futebol é o motor de audiências da semana na televisão portuguesa
Foto: RTP Madeira

A transmissão de jogos da seleção nacional continua a ser uma das maiores apostas da televisão portuguesa, com especial impacto no serviço público. Sempre que há grandes competições internacionais, o futebol assume-se como um verdadeiro fenómeno de audiências, atraindo milhões para a emissão em sinal aberto.

A final da Liga das Nações entre Portugal e Espanha levou a RTP1 ao topo da tabela de audiências da semana e consagrou-se, até ao momento, como o programa mais visto de 2025. A transmissão do encontro, que terminou com a vitória portuguesa, atraiu a atenção de milhares e contribuiu para reforçar a posição do canal público, que esta semana recuperou a liderança no consumo televisivo.

No caso da RTP1, os encontros que envolvem Portugal revelam-se momentos determinantes para captar grandes audiências e reforçar a posição do canal. A escolha estratégica de investir em conteúdos desportivos de grande escala demonstra que, mesmo numa era de fragmentação digital, os eventos em direto mantêm um poder de atração único.

Audiências semanais: RTP1 conquista a liderança
A RTP1 aumenta a quota de audiência e lidera com 14,5%, com a SIC e a TVI a apresentarem a tendência oposta, e a descerem até aos 14,3% e 13,6% de ‘share’, respetivamente

Realitys no top, também

Em segundo lugar surge outro jogo da mesma competição, Alemanha x Portugal, também emitido pela RTP1, confirmando o forte impacto do futebol na programação nacional. Ainda no top 5, marcam presença o ‘Jornal da Noite’, da SIC, o concurso ‘Joker’, da RTP1, e o ‘Big Brother – Especial’, da TVI, demonstrando que o interesse do público se divide entre informação, entretenimento e ‘reality shows’.

Ao mesmo tempo, a presença de programas como concursos, formatos de informação e reality shows em posições de destaque no panorama televisivo mostra a diversidade do consumo. No cabo, canais como a CMTV continuam a destacar-se com reportagens de investigação, entrevistas exclusivas e blocos noticiosos que fidelizam o público.

Este cenário revela que a televisão generalista ainda tem margem de manobra para se afirmar, desde que saiba conjugar o mediatismo dos eventos ao vivo com formatos que gerem envolvimento emocional ou social. E, no meio de todas as tendências, o futebol mantém-se como uma linguagem comum, transversal a diferentes perfis e gerações.

Esta distribuição de audiências mostra que, mesmo com uma oferta cada vez mais diversificada, o futebol mantém-se como um dos maiores motores de audiência em televisão, ao passo que os canais de cabo continuam a apostar forte na informação e em formatos de investigação para captar a atenção do público.