O futebol é o motor de audiências da semana na televisão portuguesa
O futebol continua a ser uma das maiores forças da televisão portuguesa. A transmissão de jogos da seleção tem um impacto direto nas audiências e mostra como os eventos em direto mantêm um lugar central no consumo televisivo.

A transmissão de jogos da seleção nacional continua a ser uma das maiores apostas da televisão portuguesa, com especial impacto no serviço público. Sempre que há grandes competições internacionais, o futebol assume-se como um verdadeiro fenómeno de audiências, atraindo milhões para a emissão em sinal aberto.
A final da Liga das Nações entre Portugal e Espanha levou a RTP1 ao topo da tabela de audiências da semana e consagrou-se, até ao momento, como o programa mais visto de 2025. A transmissão do encontro, que terminou com a vitória portuguesa, atraiu a atenção de milhares e contribuiu para reforçar a posição do canal público, que esta semana recuperou a liderança no consumo televisivo.
No caso da RTP1, os encontros que envolvem Portugal revelam-se momentos determinantes para captar grandes audiências e reforçar a posição do canal. A escolha estratégica de investir em conteúdos desportivos de grande escala demonstra que, mesmo numa era de fragmentação digital, os eventos em direto mantêm um poder de atração único.

Realitys no top, também
Em segundo lugar surge outro jogo da mesma competição, Alemanha x Portugal, também emitido pela RTP1, confirmando o forte impacto do futebol na programação nacional. Ainda no top 5, marcam presença o ‘Jornal da Noite’, da SIC, o concurso ‘Joker’, da RTP1, e o ‘Big Brother – Especial’, da TVI, demonstrando que o interesse do público se divide entre informação, entretenimento e ‘reality shows’.
Ao mesmo tempo, a presença de programas como concursos, formatos de informação e reality shows em posições de destaque no panorama televisivo mostra a diversidade do consumo. No cabo, canais como a CMTV continuam a destacar-se com reportagens de investigação, entrevistas exclusivas e blocos noticiosos que fidelizam o público.
Este cenário revela que a televisão generalista ainda tem margem de manobra para se afirmar, desde que saiba conjugar o mediatismo dos eventos ao vivo com formatos que gerem envolvimento emocional ou social. E, no meio de todas as tendências, o futebol mantém-se como uma linguagem comum, transversal a diferentes perfis e gerações.
Esta distribuição de audiências mostra que, mesmo com uma oferta cada vez mais diversificada, o futebol mantém-se como um dos maiores motores de audiência em televisão, ao passo que os canais de cabo continuam a apostar forte na informação e em formatos de investigação para captar a atenção do público.