O pedido surge no âmbito do processo de violência doméstica em que Betty se constituiu assistente, e os seus advogados acusam o marchand d'art de não ter acionado o seguro de saúde nem pago as faturas do internamento da mulher no hospital privado CUF Cascais.

A joalheira, que esteve internada neste hospital após um período de cuidados médicos intensivos, está a pedir uma indemnização de 50 mil euros por danos não patrimoniais e a cobertura das despesas médicas, que totalizam 61 mil euros. As faturas do internamento de Betty no CUF Cascais ainda não foram pagas, e os advogados da joalheira apontam José Castelo Branco como responsável por não ter gerido o pagamento das mesmas, nem sequer tendo acionado o seguro de saúde que possuía.

Segundo o Correio da Manhã, Betty foi hospitalizada em maio deste ano, tendo recebido cuidados médicos na CUF Cascais, mas, enquanto estava internada, José Castelo Branco foi impedido pela GNR de contactá-la, após uma decisão do Tribunal de Sintra. A joalheira, que estava a ser tratada num hospital privado, não foi transferida para uma unidade pública, o que agrava ainda mais as acusações contra o seu ainda marido.

Além das despesas com o internamento, Betty Grafstein também exige o pagamento dos custos de transporte para os Estados Unidos, onde se encontra atualmente a receber tratamento. O valor dessa viagem, acompanhada por profissionais de saúde da CUF Cascais, ascende a 6360 euros, e foi pago pelo filho de Betty, Roger Basile, que assumiu as despesas.

Este pedido de indemnização surge após um ano conturbado para o casal, com o pedido de divórcio de Betty e o processo de violência doméstica em que se encontra envolvida. No entanto, a joalheira continua a lutar pelos seus direitos, tanto em termos de indemnização como no que diz respeito ao pagamento das suas despesas de saúde.

Por outro lado, José Castelo Branco celebrou recentemente o seu 62.º aniversário em Fátima, rodeado pela sua família, num momento mais alegre, mas que ficou marcado pela continuação do conflito legal com Betty Grafstein.