As revelações em A Herança não param de surpreender e a família Novais vê-se envolta em mais escândalos. Desta vez, é Cláudia quem faz tremer a herdade ao assumir, perante todos, que mantinha um caso com Raul.
Depois de ser despedida da fábrica e expulsa da casa de Vicente, Cláudia perde o controlo e invade a herdade para revelar tudo o que sabe. Perante Pilar, Gonçalo, Rafael e Brígida, dispara acusações em todas as direções e acusa a matriarca de ter motivos para envenenar o marido.
“Estão todos a crucificar-me por me ter envolvido com o Raul, mas ninguém aponta o dedo a esta senhora, que sempre soube do caso e ficou calada”, atira a secretária, virando-se para Brígida. A tensão sobe quando Cláudia insiste que a mãe de Pilar sabia de tudo e até a ameaçou. Enervada, Brígida reage mal e acaba por se retirar, deixando o ambiente ainda mais pesado.
No dia seguinte, a situação ganha novos contornos. Cláudia regressa à fábrica para recolher os seus pertences e é surpreendida por Pilar, que lhe pede silêncio sobre o conhecimento da mãe em relação ao caso. Disposta a proteger a imagem de Brígida, a jovem oferece-lhe dinheiro para que se cale.
Cláudia não perde a oportunidade e, cínica, aceita a proposta, mas não sem deixar uma última provocação: “Finalmente não vou ter de voltar a trabalhar para si, nem de aturar essas flutuações de humor, sua cabra bipolar.”
A família Novais continua a enfrentar uma onda de acusações e segredos que prometem abalar ainda mais a sua união. Mas terá Cláudia razão ao apontar o dedo a Brígida pela morte de Raul?