Consumo de televisão volta a descer e SIC perde terreno para a TVI, mas ganha

O consumo médio diário de televisão volta a descer e a SIC perde quota para a TVI. Conhece os programas e canais mais vistos da semana.

Consumo de televisão volta a descer e SIC perde terreno para a TVI, mas ganha
Moniz e Daniel Oliveira. Foto: ATelevisão

O consumo diário de televisão voltou a descer ligeiramente na semana passada, com menos três minutos por pessoa em relação à anterior. Cada indivíduo passou, em média, cinco horas e 21 minutos por dia em frente ao ecrã.

Na análise das quotas semanais por canal, só a RTP1, a TVI e o segmento “outros”— que engloba o consumo em time shift, streaming e videojogos – apresentam crescimento. Já a SIC e os canais de cabo perdem quota nesta semana.

A RTP1 sobe para os 9,8% de share, enquanto a SIC desce para os 14,3%. A TVI reforça a sua posição com uma subida para os 13,9%. O universo do cabo regista uma quebra, situando-se agora nos 39,1%, e o segmento “outros” cresce para 21,6%.

CMTV e CNN Portugal dominam no cabo

Entre os canais de cabo mais vistos, a Globo sobe esta semana ao terceiro lugar, ficando apenas atrás da CMTV e da CNN Portugal, que mantêm as duas primeiras posições. No restante top 10 surgem a SIC Notícias, Star Channel, Now, a TVI Reality (que regressa à tabela), Hollywood, Star Movies e SIC Mulher.

Futebol e ‘Big Brother’ lideram programação generalista

O programa mais visto da semana é a transmissão do encontro Chelsea x PSG, a contar para o Mundial de Clubes FIFA 2025, emitido na TVI. Seguem-se dois formatos da mesma estação: ‘Big Brother Verão – Especial’ e ‘Big Brother Verão’. Em quarto lugar surge o jogo Portugal x Itália, do EURO 2025 feminino, exibido na RTP1, e em quinto lugar, a novela da SICA Promessa – Temporada Final/Especial’.

No universo do cabo, o programa ‘Investigação CM/Justiça Cega’ lidera. Nas posições seguintes aparecem ‘Grande Jornal – Noite’, ‘Notícias CM’, o programa ‘Mercado’ e o ‘Grande Jornal – Tarde’, todos da CMTV, que continua a dominar claramente a oferta informativa e de entretenimento no cabo.