A gala do 'Dilema' começou de forma comovente, com Manuel Luís Goucha a dirigir-se ao público para partilhar a sua dor: “Por diversas vezes, a minha mãe e eu conversámos sobre a possibilidade deste dia chegar. A minha mãe partiu. E eu tenho um programa para apresentar” revelou, demonstrando o seu profissionalismo e respeito pelo trabalho. Manuel Luís Goucha decidiu honrar o seu compromisso com o público e apresentou a gala do 'Dilema' deste domingo, apenas um dia após a perda da sua mãe, Maria de Lourdes Sousa.

Com a voz embargada, Goucha continuou: “A minha mãe sempre me disse – e fez-me prometer várias vezes – que eu nunca deixaria de trabalhar. Portanto, se me permitem, hoje é por ela.” Estas palavras emocionaram os espectadores e mostraram o lado mais pessoal de um dos apresentadores mais queridos de Portugal.

Apesar da dor, a gala prosseguiu com a intensidade habitual. A menos de um mês da final do reality show, a casa mais vigiada do país viu mais uma concorrente sair. Igor Marchesi, um dos nomeados da semana, foi o primeiro a ser salvo, com 38% dos votos. A emoção da noite continuou quando, na primeira parte da gala, as votações foram temporariamente suspensas e o gráfico revelou que Mafalda Diamond se manteria na competição com 56% dos votos.

No emocionante duelo final, Rosa Bela foi expulsa com uma margem apertada de 49% dos votos, enquanto Xana Carvalho garantiu a sua permanência com 51%, assegurando a sua continuidade no programa.