SIC

Fátima Lopes nas manhãs da SIC? Uma decisão certa, ajustada e bem merecida

Seria Fátima Lopes a pessoa ideal para substituir João Baião e Diana Chaves nas manhãs da SIC?

Fátima Lopes foi sem dúvida uma das grandes estrelas das manhãs da televisão nacional. Aliás na história dos mais de 60 anos de televisão em Portugal, há que destacar algumas pessoas que tornaram a irreverência das manhãs, fulcral na otimização e na liderança das audiências. Fátima foi, é, e sempre será a melhor apresentadora feminina de todos os tempos da televisão nacional. A sua elegância e inteligência têm a capacidade de adaptação a qualquer formato.

As manhãs, que aparentemente passam despercebidas aos olhos de qualquer um, são o grande motor para que o grande público seja arrastado para o dia e, por isso, acompanhe a programação seguinte. E o grande exemplo disto foi, sem dúvida, nuns tempos mais recentes, Cristina Ferreira. Ela foi a grande responsável pelo apogeu da SIC e pelo crescimento pujante da SIC nos últimos meses.  Mas, afinal, o que a Cristina e a Fátima poderão trazer para este horário?

Na manhã de 17 de julho de 2020, o formato Casa Feliz não fazia parte do caderno de programas da SIC. Ainda que não tenha esse conhecimento de forma tão objetiva, atrevo-me a dizer que nunca um talk show foi projetado tão a correr. É que a 20 de julho, segunda-feira, já não estava Cristina Ferreira na condução do mesmo, mas João Baião e Diana Chaves.

O tempo passou e a longevidade deste formato parece óbvia, ainda que a sua estadia era projetada com duração limitada. Mas o João e a Diana conseguiram uma dinâmica que surpreendeu muitas pessoas. O seu grau de genuinidade fizeram o público acreditar que esta seria a melhor oferta para as manhãs portuguesas. "Percebe-se que eles estão completamente embrenhados em cada momento, seja para se emocionarem seja para se divertirem", reforçou Daniel Oliveira, diretor de programas da SIC, feliz com o projeto. "O programa conseguiu reinventar-se e conseguiu sedimentar um público e ter a capacidade de surpreender. Portanto, dois anos depois, o saldo é mais do que positivo", acrescentou o responsável.

Um ano depois caía a notícia de que a nova estrela da SIC seria Fátima Lopes. A apresentadora, subjetamente conhecida, foi notícia após o regresso de Cristina à TVI, alegando que caberia a ela, a condução das manhãs do canal. No entanto, o mesmo parece estar esquecido e, para já, as notícias dão conta da continuidade de João e Diana. Mas, afinal, será por muito mais tempo? Acredito que não. Acredito que as manhãs serão entregues a Fátima muito em breve.

A Fátima é uma mulher do daytime. O seu carisma e versatilidade apontam-na para um programa principal e não para algo esporádico. Por isso acredito, impreterivelmente, que as manhãs da SIC ficarão sob sua alçada. É tudo uma questão de tempo, e talvez, de paciência de projeção. É necessário criar um formato diferente, único, mas capaz de captar a atenção de um público. Ou então, uma estratégia de continuidade da fórmula trazida pelo Programa da Cristina.

You've successfully subscribed to A Tele
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.