O anúncio foi feito no episódio emitido no passado domingo, 8 de dezembro, após nove semanas de desafios exigentes e muita tensão.

O programa, conduzido pelo exigente chef Ljubomir Stanisic, chegou a esta fase depois de uma jornada marcada pela competição feroz e momentos de superação. Segundo a TeleNovelas, Inês Lopes Gonçalves, que se ficou pelo terceiro lugar, admitiu que o seu prato não foi o mais bem-sucedido nesta etapa decisiva. Com humildade, declarou: “Tenho consciência de que o meu prato ficou mais abaixo e acho a decisão do chef justa.”

Ao longo do programa, a radialista demonstrou grande capacidade individual, mas, segundo as suas próprias palavras, "pior desempenho em equipa". No entanto, a sua participação não foi em vão, já que Ljubomir Stanisic surpreendeu-a com uma oferta especial: um conjunto valioso de facas de cozinha, símbolo do seu esforço e aprendizagem ao longo da competição. Inês, visivelmente emocionada, fez questão de levar as facas consigo para, como brincou, “confecionar melhor os pratos em casa”.

A disputa pela vitória entre Marco Costa, conhecido pelo talento como pasteleiro, e Sofia Arruda, que se destacou pela evolução ao longo das semanas, promete ser renhida. O pasteleiro, ao saber da decisão, afirmou: “Estou muito feliz, mas não quis festejar a derrota da Inês”. Por sua vez, Sofia, com um sorriso confiante, destacou o seu esforço: “Isto é o resultado de muito trabalho nas últimas semanas.”

A grande final foi gravada em rigoroso segredo, com o diretor de Programas da SIC, Daniel Oliveira, a tentar manter o vencedor em absoluto mistério. Agora, só resta aguardar pelo desfecho deste duelo infernal que colocará um ponto final nesta emocionante temporada de "Hell's Kitchen Famosos".