Nem sempre amar alguém significa estar bem e feliz. Desde que regressou a Vila Santa, Leonor defronta-se com um problema: Luís Maria continua atrás de si, chantangeando-a constantemente. Mas em breve a cozinheira vai começar a querer vingar-se. E revela o seu plano secreto a Catarina, sua filha.
Por esta altura, a família já tem a casa à venda, com o objetivo de sair de Vila Santa. "Enquanto continuarmos nas mãos deles, isto nunca vai parar. Se conseguíssemos uma prova do Eduardo, por exemplo. Eu podia tentar aproximar-me dele", sugere Leonor, com o objetivo de se vingar da família. Mas a filha nega. "Nem pensar, tu não vais fazer nada!", afirma. "Espera! Nem era preciso muito, só o suficiente para o fazer falar", insiste Leonor, certa de que vai conseguir concretizar o seu plano.
Leonor assume, perante a filha, que o amou como ninguém, mas que ele conseguiu destruir esse sentimento. "Ele enganou-me bem, mas eu também sei enganá-lo. O Eduardo nem vai perceber", continua. Catarina acaba por aceitar, mas diz-lhe que quer estar por perto, com medo de que ela seja raptada. E a mãe avisa-a: "Não vou fazer isto por mim, é por vocês. Eu já vos falhei muito, muito, muito, muito. Não vou falhar mais se tiver de me arriscar".