O primeiro episódio de 'Flor sem Tempo' foi revelador da paixão sentida entre Catarina e Vasco. E, em breve, eles vão acabar por ceder à paixão que sentem um pelo outro. A rapariga marca um encontro com o neto de Fernando e ao chegar aguarda por ele. Ao vê-lo chegar num din-ghy (isto é, um bote) estranha e pergunta-lhe onde vão. "Já vais ver", responde o jovem, puxando-a. Instantes depois, ao chegarem ao veleiro, Vasco anuncia: "Bem-vinda à minha humilde casa".
A jovem fica extremamente feliz com a surpresa. Vasco comenta que já tomou conhecimento que Catarina foi despedida da quinta. "Se fosse só isso, mas já está tudo resolvido, felizmente. Ou quase tudo. Não conseguia parar de pensar em ti. Quer dizer, de pensar na idiota que fui contigo. Não merecias", insiste ela.
O filho de Vitória e de Eduardo Vaz mostra-se feliz com o que ouve e admite: "Não te consigo tirar da cabeça. Sabes o que é pensar numa pessoa a toda a hora? Quando acordo, quando me deito...", desabafa. Os dois olham-se intensamente e ele faz-lhe uma festa no rosto. "Acho que sim", responde Catarina.
Aproximam-se cada vez mais e cresce a tensão sexual entre eles. A filha de Leonor e de Jorge Valente acaba por tomar a iniciativa e beija o amado. Envolvem-se cada vez mais e acabam por fazer amor ali mesmo, com o mar como pano de fundo.