Brevemente em 'Flor sem Tempo', Catarina fica ansiosa quando o irmão Tozé lhe conta que Vasco se vai embora de Vila Santa. A jovem corre para a marina em busca do amado.
Entretanto, perto do barco, Vasco fala com Mariana, que quer seguir com ele naquela viagem. "O objetivo desta viagem é estar sozinho, é afastar-me de tudo", explica-lhe ele. "Eu sei que sim. Mas o que é me prende aqui? Nada. Até já falei com o teu pai e apresentei a demissão", revela-lhe a ex-namorada.
Ao ouvir as palavras de Mariana, Vasco fica estarrecido e diz-lhe que ela não devia pois eles já não têm nada um com o outro, mas ela continua. "Então ao menos dá-me uma boleia. Só uma boleia. Deixas-me em Porto Santo ou nos Açores. Vais sempre ter de fazer uma paragem para abastecer, certo?", pergunta ela. Quando Vasco hesita, ela continua. "Não, não é para me fazer a ti. Quem é tu achas que eu sou? Pensava que me conhecias um bocadinho melhor", diz ela. "Vá lá! Eu prometo que vou ser a melhor tripulante do mundo. E também prometo que não te chateio, se quiseres nem falamos."
Catarina entretanto chega à marina e fica inquieta quando vê Mariana junto do amado. Já dentro do barco Mariana repara que a rival está a olhar para eles. Volta a aproximar-se de Vasco, mostrando uma cumplicidade que não existe mas que deixa a irmã de Tozé desbastada.