Flor sem Tempo. Vila Santa é gravada numa "rua cenográfica"

Se achava que Vila Santa era real, desengane-se. A novela Flor sem Tempo é gravada numa rua recriada a computador.

Flor sem Tempo desenvolve-se numa localidade fictícia, com o nome de Vila Santa. A localidade, que serve de base para a narrativa, não passa de uma recriação de estúido.

A verdade é que o elenco grava os exteriores numa artéria de Vila Fresca de Azeitão, em Setúbal. Já nos estúdios o cenário demorou oito semanas a ficar concluído e, segundo a chefe de produção Ana Galamba, envolveu cerca de 30 pessoas.

"O objetivo foi concretizar, de forma credível, uma rua cenográfica que permitisse gravar e contar a história, acentuando as diferentes dimensões das festas: estéticas, sociais, relacionais e dramatúrgicas", conta Rui Francisco, arquiteto responsável pela recriação.

Todo o cenário é concebido através de linhas orientadoras e de um projeto bem definido. "A equipa de projeto cenográfico tem liberdade para explorar os guiões, realizar a pesquisa e procurar temáticas", afiança. Para isso, segundo refere Rui Francisco, é importante conhecer as características do espaço onde é passada a história.

Por isso, a construção de todo o cenário surge da utlização de métodos próprios e técnicos. "Utilizam-se métodos para a representação, começando por um desenho livre, até chegar ao técnico. Podem ainda ser utilizados desenhos em perspetiva, digitais, e maquetes tridimensionais."

You've successfully subscribed to A Tele
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.