Hélder Fráguas passou do anonimato à fama com o sucesso de A Sentença, programa da TVI onde interpreta o carismático juiz conhecido pela frase que se tornou viral: “Depois não se queixe”. Aos 58 anos, o advogado viu a sua vida dar uma reviravolta ao aceitar o convite para integrar o projeto ao lado de João Patrício.
O entusiasmo com a oportunidade foi imediato, mas exigiu ponderação. Antes de embarcar nesta aventura televisiva, Hélder precisou de suspender a sua atividade como advogado, um passo que envolveu cuidados com os clientes. “Tinha um número de processos razoável e tive que falar com os meus clientes antes de tomar uma decisão”, revela. Apesar da pausa na advocacia, o agora “juiz” televisivo não tem arrependimentos. “Estou a apostar neste projeto muito mais do que esperava. Nunca estive tão bem”, confidencia.
Além disso, Fráguas afirma que a nova rotina trouxe mais tranquilidade. “Tenho uma vida mais calma. Como advogado percorria o País todo, e isso estava a tornar-se cansativo”, explica, deixando claro que, para já, não sente saudades da sua profissão anterior.
O rei das selfies
Com a crescente popularidade de ‘A Sentença’, Hélder Fráguas tornou-se uma figura mediática e, como tal, passou a ser frequentemente reconhecido na rua. “O hospital e o supermercado são os sítios onde sou mais abordado”, partilha, acrescentando que tem recebido muito carinho por parte do público, especialmente nas inúmeras solicitações para selfies.