João Baião uniu a televisão ao grande público com doçura e simplicidade

João Baião apresentou, nos anos 90, uma nova forma de unir a televisão ao espectador, mesmo sem este estar presente.

Foi ginasta e até mesmo jogador de futebol. João Baião é, sem dúvida, uma das figuras incontornáveis da SIC e até do panorama artístico nacional. Tornou-se uma figura popular da televisão portuguesa com Big Show SIC. E este é sem dúvida um dos programas mais marcantes, se bem que tenha suscitado tantos adeptos como ódios de estimação.


Foi exibido durante uns seis longos anos. Digo longos, porque o formato foi exibido quase todo o ano. Mas o Big Show SIC teve vários horários e formatos. Basicamente os únicos elementos comuns ao longo de todas as emissões foi a presença de um corpo de baile, e a apresentação icónica de João Baião.

A proximidade do apresentador com o ecrã tornou-se um hábito em televisão.

Diria que até então, existia um certo "distanciamento" naquilo que é a relação estabelecida entre o espectador e o apresentador. Baião foi um dos embrionários quebra-barreiras, se no o primeiro. Quem não se lembra da célebre frase proferida antes de cada intervalo: "Dona Rosa, vá fazer um xixi, que a gente já volta!".

Em 1995, logo no início, o programa era transmitido nas tardes de domingo mas acabou por ser transferido para os sábados à noite, em concorrência directa com o programa Parabéns, de Herman José. Aliás, foi talvez culpa do novo formato da SIC, que a audiência da RTP ao sábado à noite não foi mais a mesma. Já em 1999 foi mudado para as tardes de sábado e passou a ser transmitido em directo.

A proximidade e a ascensão do pimba português

A música ligeira surgiu, em Portugal, em meados dos anos 80, mas foi graças a este mediático formato que ascendeu. João Baião apresentou e tornou conhecidos vários artistas do género. Falo do Emanuel, da Ágata, do brincalhão Quim Barreiros, dos românticos Tony Carreira, Toy, e Marco Paulo.

Nas emissões, para além da forte presença artística e do corpo de bailado, João Baião não arredava pé, e dançava e cantava com tudo e todos. Foi aqui que alguns conhecidos perderam o "des". Falo de Luciana Abreu, que muito nova, apareceu no ecrã a cantar Lusitana Paixão.

Mas o programa não eram só cantorias e música. Existia muita animação. Recordo a rábula do Professor Baião. Nela, João Baião era um professor que tentava manter a disciplina com alunos endiabrados e mal educados. Eram eles os atores: Delfina Cruz; Joaquim Monchique; José Raposo; Maria João Abreu e Carla Andrino.

Por agora, e cerca de 27 anos depois, ficam as recordações deste programa que fez a televisão movimentar-se e que, ainda hoje, deixa saudade nos mais velhos.

You've successfully subscribed to A Tele
Great! Next, complete checkout to get full access to all premium content.
Error! Could not sign up. invalid link.
Welcome back! You've successfully signed in.
Error! Could not sign in. Please try again.
Success! Your account is fully activated, you now have access to all content.
Error! Stripe checkout failed.
Success! Your billing info is updated.
Error! Billing info update failed.