José Wallenstein, de 64 anos, dá vida a António Morais, uma das personagens centrais da novela ‘A Promessa’, da SIC. Apesar da postura firme e do temperamento autoritário, o ator faz questão de esclarecer que o seu personagem não é o vilão da história.

"É um homem que, aos 11 anos, vai com o irmão mais velho, como muitos jovens portugueses na década de 70, da região de Trás-os-Montes, de camioneta, tipo mala de cartão, para a cidade. Ficam em casa de um tio qualquer e, com muito trabalho, construiu uma fortuna", explicou à revista TV Guia.

António é descrito como um homem duro, pragmático e arrojado, mas também profundamente humano e generoso.
"É o chefe de uma família um bocado desestruturada, como é sempre a dos ricos. A vida dos pobres é bem mais simples. Mas não é nada um vilão", garantiu o ator, acrescentando:
"É um homem com valores católicos, do campo, de palavra, leal e amigo do seu amigo, que defende a sua família."

Na história, Miguel é sobrinho de António, e a relação entre ambos promete momentos de emoção e conflito.

Sobre o sucesso de ‘A Promessa’, José Wallenstein reconhece o impacto da produção:
"São 180 episódios. Faço o meu trabalho em novela com a maior honestidade. Sou um homem vindo do teatro. Tanto faço novela como Shakespeare, com a mesma honestidade."

O ator sublinha ainda o papel pedagógico da televisão:
"Para muita gente, o único acesso que tem à ficção é através da televisão. Muitos chegam cansados a casa e só querem desopilar a cabeça. Nós, atores, realizadores e guionistas, devemos fazer coisas para evadirmos as pessoas da sua realidade."

Com uma carreira sólida e uma presença marcante, José Wallenstein volta a provar porque é um dos grandes nomes da representação portuguesa.

A ligação foi copiada!