A jornalista Judite Sousa, num desabafo recente durante uma entrevista, assumiu que a sua mudança da RTP para a TVI, no início de 2011, foi um erro. “Foi uma decisão errada. É a primeira vez que o estou a dizer”, confessou, 14 anos depois de ter trocado o canal público pela estação de Queluz de Baixo.
A saída, segundo Judite, não correu como esperado, principalmente pela receção que teve na nova redação. “Eu tinha um estilo muito assertivo... Esse estilo de liderança não foi bem aceite pela redação da TVI”, disse. Apesar de ser uma das caras mais conhecidas e respeitadas do jornalismo português, Judite Sousa acredita que a sua postura firme e assertiva não foi compreendida pela equipa.
A jornalista explicou ainda que, na altura, enfrentou grandes desafios ao lidar com a “mudança de cultura” dentro da TVI, principalmente no que toca à organização e funcionamento do canal. “Trabalhava quase 20 horas por dia”, relembrou, enfatizando o esforço que dedicou ao projeto.
Apesar de considerar esta mudança um dos momentos mais difíceis da sua carreira, Judite Sousa mantém-se grata pela experiência, mas admite que teria feito escolhas diferentes. Atualmente, a jornalista colabora com o Canal Now, afastando-se das luzes da ribalta televisiva.
Judite Sousa, que viveu intensamente o jornalismo ao longo de mais de três décadas, também refletiu sobre a passagem do tempo: “Os meus tempos áureos, fluorescentes, enquanto jornalista, já passaram.”