Finalmente chegou o momento! Após anos a marcar presença nas galas e a sair sem prémios, Manuel Luís Goucha conquistou, na noite deste domingo, 29 de setembro, o título de Personalidade do Ano na categoria de Entretenimento na XXVIII Gala dos Globos de Ouro, realizada no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

O carismático apresentador da TVI subiu ao palco emocionado e com um sorriso rasgado para receber o tão esperado troféu. "Que sensação incrível", começou por dizer Goucha, agradecendo a quem o nomeou pela terceira vez, à SIC e, claro, ao público que o acompanha. Goucha não deixou de agradecer também aos outros nomeados, reconhecendo o seu talento e brincando com Cláudio Ramos, ao afirmar que "à terceira é que vai ser".

Além disso, Manuel Luís Goucha fez questão de dedicar o prémio a Rui Oliveira Nunes, com quem está casado há 25 anos, e deixou uma mensagem inspiradora a todos os artistas presentes, afirmando que "a liberdade não floresce no meio da ignorância".

No final, Goucha fez uma dedicatória muito especial à sua falecida mãe, Maria de Lourdes Sousa, que faleceu em agosto deste ano, aos 101 anos. "Mamã, ganhei um Globo", exclamou com emoção, fazendo deste momento um dos mais tocantes da noite.

Uma Disputa Renhida com Grandes Nomes

Manuel Luís Goucha concorreu ao lado de outros nomes de peso na categoria de Personalidade do Ano – Entretenimento. Cláudio Ramos, também da TVI, que estreou-se como nomeado nesta categoria, e os já consagrados César Mourão e João Baião, ambos da SIC, que também já conquistaram o prémio em edições passadas, eram os seus concorrentes diretos.

Esta vitória marca um momento histórico para Goucha e para a TVI, numa noite que certamente ficará na memória de todos os que acompanharam a gala dos Globos de Ouro de 2024.