Ser mãe era o grande sonho de Maria Botelho Moniz. Aos 40 anos, ao lado de Pedro Bianchi Prata, a apresentadora tentou engravidar, mas sem sucesso. Após um ano de tentativas, sem qualquer explicação científica para a infertilidade do casal, decidiram avançar para a fertilização in vitro. Um processo difícil que Maria nunca esqueceu, mas que lhe trouxe o maior tesouro da sua vida: o pequeno Vicente, hoje com quase 11 meses.
À segunda tentativa, Maria conseguiu engravidar, mas o medo acompanhou-a até ao nascimento. Após a licença de maternidade, a apresentadora foi informada que o seu lugar no programa 'Dois às 10', ao lado de Cláudio Ramos, seria ocupado em definitivo por Cristina Ferreira. Apesar da desilusão, Maria agora coloca a sua prioridade no filho: "Tirem-me as manhãs, as tardes, os fins de semana, tirem-me tudo, eu vou dobrar camisolas. Se o meu filho estiver bem, eu estou ótima."
Quanto à substituição no programa, Cristina Ferreira revelou que não teve coragem de lhe dar a notícia diretamente: "Foi uma decisão empresarial que eu tive de aceitar. Para mim também foi difícil." Maria, por sua vez, revelou que foi um golpe duro, mas o mais importante para ela agora é o seu papel como mãe.