Na tarde deste sábado, 26 de outubro, chegaram ao fim as cerimónias fúnebres de Marco Paulo, marcadas por muita emoção e a presença de centenas de pessoas. A missa de corpo presente teve lugar na Basílica da Estrela, em Lisboa, iniciando-se por volta das 14h30. Após a homenagem, um cortejo fúnebre seguiu pelas ruas da cidade até ao cemitério dos Prazeres, onde o cantor foi sepultado.
O velório de Marco Paulo começou na sexta-feira, às 16h00, permitindo que muitas pessoas se despedissem do artista ao longo das horas. Ainda durante a manhã de sábado, algumas pessoas estiveram presentes na capela da Basílica antes do início da missa de corpo presente. A cerimónia, acompanhada em direto pela SIC e pela CMTV, manteve-se em privado dentro da Basílica, mas houve muitos momentos emotivos partilhados com o público que acompanhava do lado de fora.
Um desses momentos teve como protagonista Marco António, afilhado e grande amigo do cantor, que, sem conseguir falar devido à emoção, entregou um texto a Ana Marques, apresentadora da SIC, para ser lido em sua homenagem. As palavras foram uma sentida despedida: “O que dizer na despedida? Há muito e não há nada porque falámos sempre de tudo. Mas fomos sempre dizendo o que sentíamos. Amor, admiração, amizade, cumplicidade. Partilhámos medos, revivemos memórias, antecipámos lágrimas, demo-nos força. Dissemos sempre muito, porque ensinaste-me que quando gostamos, amamos, devemos dizer que amamos, sempre.”
Foi uma despedida à altura do legado de Marco Paulo, onde a admiração e o amor partilhados por todos os presentes se fizeram sentir até ao último momento.