João Diogo era uma das vozes mais reconhecidas da RDP África, onde apresentava, há mais de 20 anos, o emblemático programa “Noites de Cetim”.

Este programa levava os ouvintes numa viagem nostálgica pelos grandes êxitos musicais dos anos 60, 70 e 80, resgatando memórias através da música.

Nascido numa pequena aldeia do interior de Portugal, João Diogo começou por estudar Direito, em Lisboa, mas rapidamente descobriu a sua verdadeira vocação: o Jornalismo. Iniciou a sua carreira no semanário “O Independente”, tendo também trabalhado na Sport TV e Eurosport. No entanto, foi na rádio que encontrou a sua grande paixão. Durante anos, foi a voz de programas que marcaram a rádio nacional, como o “Portugal Desportivo” da RDP Internacional, um programa que contava com a participação dos ouvintes de todo o mundo, sendo um dos formatos com maior audiência da estação.

Fonte: Facebook João Diogo

Além da rádio, João Diogo foi também comentador na Benfica TV e um frequente colaborador em Cabo Verde. A convite da CAF – Confederação Africana de Futebol, viajava frequentemente ao arquipélago para partilhar os seus mais de 40 anos de experiência com jornalistas, comunicadores e estudantes de comunicação, contribuindo significativamente para a formação de novos talentos.

Nas plataformas RTP era possível ler uma mensagem sobre a morte do jornalista, referindo-se a ele como "um homem da rádio", que tanto contribuiu para a área em Portugal.

O jornalista estava internado no IPO de Lisboa, onde lutava contra uma doença recente. Deixou-nos inesperadamente, deixando um vazio imenso entre colegas e amigos.

Hoje, despedimo-nos de um comunicador apaixonado, que fez da rádio a sua segunda casa e que tocou o coração de muitos ouvintes em Portugal e além-fronteiras.