No dia 11 de agosto de 2024, a TVI liderou as audiências em Portugal, alcançando uma quota de mercado de 14.2%, à frente da SIC, que registou 12.7%. A RTP1 ficou em terceiro lugar com 7.7%, enquanto a RTP2 obteve 3.9%.
Em termos de outros dados relevantes, o total de share dos canais por cabo foi de 41.4%, o que demonstra a preferência de uma parte significativa do público por conteúdos alternativos fora dos principais canais generalistas. Além disso, os "Outros", que incluem plataformas de streaming e outros formatos, representaram 19,6% do total de visualizações
TVI é a rainha das noites de domingo!
A TVI conseguiu, mais uma vez, afirmar-se como líder no entretenimento de domingo à noite, enfrentando e superando os desafios impostos pela programação concorrente.
A TVI transmitiu mais uma emocionante gala do reality show 'Dilema', com Manuel Luís Goucha a assumir a condução do programa, mesmo atravessando um período de luto pela perda da mãe. O programa, que foi palco de momentos intensos e da expulsão de Rosa Bela, conseguiu liderar o horário em que foi transmitido, superando as ofertas dos canais concorrentes.
'Dilema' arrancou com uma forte audiência de 9,2% de rating, conquistando uma boa fatia do público logo no início da emissão. Na segunda parte, o programa conseguiu manter a atenção dos espectadores, registando uma ligeira queda para 8,7% de audiência média. A parte final do programa, que frequentemente gera grande expectativa, atingiu o pico da noite com uma audiência média de 6,5% de rating, solidificando a liderança da TVI no horário.
Além disso, a Ligação à Casa, que oferece momentos mais próximos e emocionais com os concorrentes, rendeu à TVI 2,1% de rating.
Em contraste, a RTP1 e a SIC tiveram dificuldades em competir com o 'Dilema'. O segundo episódio de 'Parece Impossível', apresentado por João Manzarra e Inês Aires Pereira, lutou para manter a audiência, começando com 5,6% de rating. Na segunda parte, os números caíram ligeiramente para 5,5% e na terceira parte, o desempenho caiu ainda mais para 3,7% de audiência média. O final do programa não conseguiu inverter a tendência, registando apenas 2,0% de rating, uma queda que refletiu a preferência clara do público pela TVI.
A RTP1 empurrou o seu programa habitual para as 23H, altura em que terminou a Cerimónia de Encerramento dos Jogos Olímpicos, que obteve uma audiência média de 5,0% de rating e 11,0% de share. Assim, o programa 'SuperEstrelas' na RTP1 foi duramente derrotado pela concorrência, ficando-se pelos 1,6% de rating e 6,3% de share. Estes números sublinham a dificuldade da RTP1 em atrair espectadores em horários de maior competição, principalmente ao domingo.