Rita Pereira está de volta à ficção nacional e isso, por si só, é notícia. Aos 43 anos, a atriz prepara-se para regressar às novelas portuguesas, depois de um interregno marcado por novos desafios e, claro, pela maternidade. Apesar de ainda não ter autorização para revelar detalhes sobre o projeto, já sabemos que Rita vai entrar numa nova produção — e ela própria não esconde o entusiasmo.
Depois de 'Quero É Viver '(TVI, 2022) e de 'Dona Beija' (HBO, 2023), gravada no Brasil, Rita volta a concentrar-se na ficção nacional, num momento em que a televisão portuguesa parece finalmente querer voltar a apostar em grandes nomes com provas dadas. Mas será que o regresso da atriz significa também uma renovação da própria narrativa televisiva?
Rita é uma figura mediática com uma presença muito forte, tanto em cena como fora dela. Porém, nas últimas décadas, a televisão tem sido acusada de repetir fórmulas e nomes. O regresso de Rita Pereira pode ser uma mais-valia, mas só se for acompanhado por boas histórias e personagens à altura do seu talento. O público não quer apenas rostos conhecidos — quer emoção, coerência narrativa e ousadia.
Por agora, ficamos com a certeza de que a atriz está pronta para mais um desafio. E isso, num meio cada vez mais competitivo e em constante mutação, é uma boa notícia. Falta saber se a história que aí vem estará à altura da expectativa.