Em 'Sangue Oculto', ao perceber que a mãe está entre a vida e a morte, depois do que Vanda lhe fez, Benedita decide aproximar-se da progenitora.
Junto à mãe, que permanece inconsciente, Carolina reza para que esta recupere e vai conversando com ela, na esperança de que as suas palavras sejam ouvidas.
"Vir para Portugal mudou a nossa vida, e até hoje eu acreditava que tinha sido para melhor...", declara a gémea a falar com a mãe. É então que Tiago entra no quarto e ouve as palavras da ex-namorada.
Na manhã seguinte, Benedita visita a mãe e pergunta-lhe se está animada por ter alta e regressar a casa. "Andei a ver os teus exames, obcecada", admite a médica, acrescentando que ela não ficou com sequelas, prometendo enviar os seus exames ao melhor cirurgião do País. "Tu e a Carolina têm tantas diferenças, mas ao mesmo tempo tanto em comum diz Teresa, ao mesmo tempo que lhe pede um beijo e desabafa sobre o mau carácter de Vanda, contando-lhe que ela usou Vasyl para fazer com que Olavo regressasse para casa. "
"Corta-me o coração ter de te dizer isto, mas foi ela que ajudou a ilibar o Vasyl do homicídio do Alberto. Só o verdadeiro assassino saberia que as imagens do acidente foram adulteradas. Deixou-o ser acusado, até ao momento em que lhe deu jeito ajudá-lo", explicou. Em lágrimas, a gémea tenta digerir toda a informação e lamenta nunca ter conhecido a mulher que a criou.
Já em casa de Vanda, Benedita decide confrontar a mãe, acusando-a de não ser íntegra. Benedita chora e a vilã pede-lhe que não a abandone, pois ama-a. A médica diz que não consegue perdoá-la. "Fica longe de mim, da Teresa e do meu pai. Por favor."