No hospital, Bárbara recebe uma assistente social, que procura por Alberto, sem saber que o médico foi atropelado por Vanda e João. Com a técnica, surge Rafa, uma nova personagem. Guilherme é chamado e apresenta-se como filho.
A assistente social informa-o, então, que a mãe do rapaz faleceu e que vem à procura do resto da família dele. Guilherme fica a saber que o miúdo é seu irmão. "O Rafa é filho do seu pai com uma antiga paciente dele", conta a assistente social. "O teu pai era mesmo um filho da mãe aproveitador", descai-se Bárbara pois sabe da história de Elsa.
Guilherme fica sem reação, mas Bárbara não poupa tempo e garante que o namorado fica com o jovem. "Olha para a minha vida: eu mal paro em casa, trabalho muito, divirto-me imenso..." diz ele. "Eu posso ajudá-lo, mas não posso ficar responsável por ele. Os miúdos precisam de estrutura, de rotina, de regras, horários, tudo o que eu não tenho", avisa o técnico do INEM, mas Bárbara avisa-o que se não cuidar do irmão vai se arrepender para o resto da vida. Ele acaba por ceder, para felicidade da rapariga.