O filho de Elsa em Sangue Oculto trouxe imensas vantagens para Lídia. É que a auxiliar de saúde aproveitou-se do neto para ir viver para a casa de Guilherme e de extorquir a fortuna de Gonçalo. No entanto, para a Segurança Social, Lídia ficou com a guarda do filho de Elsa para choque de todos. E diz que só deixa a filha ficar com ele se Tojó lhe der o dinheiro que ele lhe roubou. Este assegura-lhe que não lhe vai dar nada, já que a quantia equivale a tudo o que ela lhe espremeu enquanto foram casados.
A mãe de Elisa torna-se irredútivel e faz essa chantagem, que deixa a filha entre a espada e a parede. "Não vais levar-me o meu filho. Dá-me o Gonçalo. Não o podes afastar de mim e eu sou a mãe", avisa Lídia. Esta diz que o tribunal a colocou como tutora e não vai desistir, até ter o dinheiro. "Dá-me o meu filho! Tu não o amas, tu só te queres aproveitar dele", pede Elsa desesperada. A mãe sorri maléfica. "Ingrata! É graças a mim que ele não está numa instituição qualquer. Devias ajoelhar-te e agradecer-me".
LÍDIA PERDE GONÇALO
Mais tarde, Guilherme encontra-se com Lídia. O paramédico tem péssimas notícias para ela. É ele que vai ficar a tratar de Gonçalo. Ela vai resmungar mas a assistente social dá-lhe os papéis para a mão. "Por isso, a partir de hoje, eu vou cuidar dele", avisa o filho de Alberto."Legalmente, eu sou o novo tutor do Gonçalo". A mãe de Elsa garante que não lhe vai dar o menino. "O tribunal vai avaliar a situação mas, até novas ordens, eu fico responsável por ele". Lídia tenta impedir, relembrando saber das suas conquistas, mas a assistente social diz que ela nada pode fazer e Guilherme leva o menino.