Desde o início de "Sangue Oculto", que Tiago tem-se mostrado num grande dilema: descobrir o paradeiro da sua irmã Sara. A questão é que a trama vai sofrer uma grande reviravolta, e as surpresas serão muitas na novela da SIC.
Há aproximadamente 18 anos, Tiago ficou sem saber da sua irmã, que desapareceu do berçário do hospital. A mãe morreu sem saber o paradeiro da filha e o namorado de Carolina nunca desistiu de a encontrar. Depois de ter sido enganado por uma mulher, que se fez passar por Sara, e de Alberto ter confessado antes de morrer que ela estava mais perto do que ele pensava, o sobrinho de Almeno descobre, finalmente, a verdadeira irmã.
A irmã é Maria, a filha de Naná. Tudo acontece quando Maria sofre um acidente na praia, ao ser atacada por um tubarão. Tiago corre para o mar para salvá-la. Ao chegar ao areal, Carolina e Pedro prestam-lhe os primeiros socorros e pedem para chamar uma ambulância. Já no hospital, o filho de Remédios destapa o ferimento e olha preocupado para o patrão da jovem.
Ao saber do sucedido, Fernanda, fica histéria: "A minha filha?! Era só o que me faltava, primeiro a pobreza, agora dramas de filmes dos anos 80!" diz, agarrando-se a Pedro, a pedir-lhe para os médicos a salvarem. "Quem é que a enfiou num mar cheio de bichos? Aposto que foi você!" , acusa, sem meias-palavras, Tiago, acrescentando: "Eu amo aquela menina como se fosse a última pepita de ouro à face da Terra!".
O estado de saúde de Maria assevera-se e a jovem precisa de uma transfusão sanguínea urgente. A amiga de Carmo diz desconhecer o tipo de sangue de Maria, alegando que ela sempre teve uma saúde de ferro. Tiago tenta saber o que aconteceu, mas o tio apressa-se a fazer análises. Quando chegam os resultados, Vasco informa o colega que não sabe como vão salvar a rapariga, uma vez que não têm stock do tipo de sangue no hospital. O cirurgião chama Tiago com urgência: "Tens de dar sangue. A Maria tem golden blood (RH nu-lo, também chamado de sangue dourado) como tu". O empresário fica chocado, pois pensava que era o único caso em Portugal.
Com toda esta situação, Tiago fica apreensio, pois Maria tem o mesmo tipo sanguíneo que ele, e isto deixa-o curioso quanto ao seu paradeiro. É que, recentemente, Tiago decobriu que Naná teve a filha Maria no ano em que a sua irmã foi raptada. Ora, o namorado de Carolina decide roubar uma escova de dentes da jovem e descobre o inevitável. Já no próprio dia em que saem os resultados, Tiago fica entusiasmado com a notícia, e decide ir ao Hospital Luís de Camões, avisar Maria do que descobira. Em choque, a filha de Fernanda diz-lhe que ele está enganado. O patrão conta-lhe que fez um teste de ADN.
Nana defende que ele falsificou o teste de ADN. Porém, quando a filha afirma estar disposta a repetir o exame, a impostora desaba em lágrimas.