A historia de Sangue Oculto parou no momento em que se soube que Vasyl tinha morrido da Ucrânia. Olavo e Elsa ficam sem chão quando tomam conhecimento da notícia.
Na sala, Vanda está ao lado de Olavo e, mais afastadas, Lídia e Elsa assistem ao diplomata a tocar piano. Lídia acha tudo aquilo uma miséria e Elsa responde que não é uma festa. Quem também aparece para dar força ao pai das filhas e Teresa, é imediatamente mal recebida por Vanda.
Ao vê-la, Olavo esboça um sorriso e recebe-a com carinho. A mãe das gémeas tenta consolar Elsa, que lhe diz que se não tivesse rejeitado Vasyl, ele ainda estaria ali, vivo ao pé deles.
Todos ficam perplexos com o que escutam, enquanto entra Vasyl a correr, pois Paula desmaiou quando o viu. Ficam todos espantados. Afinal, o rapaz não morreu na Ucrânia. Olavo e Elsa abraçam Vasyl, muito emocionados. O rapaz conta que o seu pelotão foi atacado e muitos homens morreram, e que devem tê-lo confundido com outro e deram-no como morto. Vanda e Lídia reagem com alguma frieza e Olavo é carinhoso com o afilhado, não cabendo em si de contente por o vêr.
Com o amado por ali, Elsa aproveita para dizer a Vasyl que mudou e pensou muito neles os dois, achando que cometeu um erro. Mas é interrompida por ele, que anuncia que trouxe uma surpresa: Irina e a filha bebé de 6 meses. Elsa fica chocada, achando que ele já a esqueceu e encontrou a família que tanto desejava.
Já Vanda e Olavo conversam com Vasyl, que lhes explica que Irina perdeu o marido e foi ela quem tomou conta dele quando esteve ferido. O rapaz revela, ainda, que não teve coragem de deixá-la à sua sorte e quis ajudá-la. A médica não está agradada com a situação, mas decide não ir contra Olavo, que se diz orgulhoso do afilhado. Vanda sai, dizendo que talvez Elsa não compreenda o gesto dele. Entretanto, Olavo e Teresa decidem transformar a garagem num local confortável para a Irina e a bebé morarem. Pintam tudo e mobilam, deixando Vasyl profundamente grato.