Sílvia dá vida a uma mulher que descobre uma gravidez, não desejada, aos 50 anos. Após saber que está grávida, a rececionista apercebe-se que existe, mais alguma coisa, para além disso. A verdade é que a mãe de Nélson descobre que tem um linfoma de Hodgkin.
O primeiro a saber do estado de saúde, é César. Consternado, ele conta a verdade à companheira, deixando-a de rastos. No entanto, o médico tenta acalmá-la, ao dizer-lhe que o cancro foi descoberto a tempo e que tem a certeza de que ela ficará bem. Silvia pergunta se vai iniciar os tratamentos, mas César revela-Ihe que para já vai levar uma transfusão, porque está com anemia, e depois irá para casa.
Em casa, todos ficam em choque, principalmente Mário e Almeno, que choram. Nelson diz-lhes que a mãe vai precisar de apoio, por isso, têm de ser fortes.
Mais tarde, no hospital, Beni conversa com Sílvia e diz-lhe que o ideal é ela comecar já os tratamentos para evitar o avanço da doença. A mulher pergunta se a filha vai ficar bem e a médica explica-lhe que, nalguns casos, espera-se até o bebé nascer, mas, no caso dela, não é boa ideia porque o cancro já está avançado.
Beni adianta que durante a gestação podem fazer uma combinação de quimioterápicos que não prejudicam a menina. Sílvia chora.