Logo que descobriu o cancro, Sílvia mostrou-se recetiva aos tratamentos, no entanto, este esquema vai mudar. Brevemente, em 'Sangue Oculto', a rececionista do parque de campismo vai fazer a primeira sessão de quimioterapia. Bárbara e Lídia aparecem para lhe desejar boa sorte, mas ela despacha-as. Está tudo pronto para o tratamento e César tenta acalmar a mulher. Quando a enfermeira aparece Sílvia levanta-se e de repente diz que não vai fazer nada. O médico tenta acalmá-la mas ela está determinada e diz-lhe que não vai pôr a vida da filha em risco por causa de um cancro.
Ao escutar estas palavras, e de lágrimas nos olhos, César diz-lhe que não quer ser pai sem ela, mas Sílvia está determinada em seguir o seu instinto. Foge para o elevador sem que o marido a apanhe.
César fica devastado e confessa a Bárbara não saber o que fazer. O médico teme que se esperarem muito mais, poderá perder a mulher e a filha. A empregada da cafetaria acha uma boa ideia mostrar-lhe casos de mães que estavam grávidas quando fizeram o tratamento para o cancro e com quem tudo correu bem.
Já em casa, Nélson e Mário estão muito nervosos com a decisão de Sílvia, mas César diz aos filhos que não a podem obrigar. O filho mais novo perde a cabeça quando a mãe aparece e começam a discutir. Sílvia diz-lhes que eles têm de respeitar a sua escolha e que não vai mudar de ideias.