Se até então Vanda era uma das grandes vilãs de 'Sangue Oculto', agora é sabido que Júlia também não é uma flor que se cheire. Aliás, nos próximos episódios da trama, os espectadores vão ficar a saber que, afinal, o atentado em Ibiza foi provocado por Júlia.

Tudo acontece, com a chegada a Almada de Serpente, a nova personagem interpretada pelo ator Nuno Nolasco. Este quer obrigá-la a salvá-lo e acaba por ir parar ao hospital. A polícia suspeita que ele tentou assaltar a mansão e prende-o. Ao acordar, o bandido consegue soltar-se e provoca um novo momento de tensão no hospital. Faz Beni refém, mas esta consegue salvar-se. Vanda e Teresa é que vão sofrer as consequências. Guilherme, que as acompanha, fica em pânico perante aquela situação. É que o capanga "Serpente" está de arma apontada a Vanda e ameaça disparar. De repente, aparece Nélson (João Jesus pronto para intervir. "Serpente" manda-o ficar quieto. Guilherme consegue escapar com Teresa e o PT diz: "Tá temos um carro nas traseiras, só preciso que tenha calma. Porque no segundo em que disparar sobre alguém, perde qualquer hipótese de negociação", argumenta Nélson.
O primo de Tiago é obrigado a seguir à frente do malvado, mas quando passa junto dele, dá-lhe uma cotovelada na cara. Os dois envolvem-se numa luta e Vanda desvia-se, quase caindo. "Serpente" liberta-se do inspetor, aponta a arma a ambos e dispara. A médica acaba por levar um tiro na cabeca e cai nos braços de Nélson, inanimada. Desesperado, ele tenta socorrê-la. E pede reforços policiais.
No dia seguinte, Benedita e César estão no quarto a observar Vanda, quando esta aperta a mão da filha e abre finalmente os olhos. "Mãe, sou eu, estou aqui! Está tudo bem, tu estás bem. Estamos no hospital", diz a jovem, procurando tranquilizá-la. Mas, para sua surpresa, a vilã pergunta-lhe quem é.
Se Benedita fica preocupada com a mãe, Teresa admite que a médica está a fazer-se de amnésica. "Perdeste tudo, não foi? Estás encostada à parede, sem teres para onde ir e jogas a última cartada. Não finjas que não conheces a mulher a quem roubaste uma filha. A mulher que mandaste espancar há dias, porque não aguentas que o Olavo tenha ficado comigo!", afirma Teresa. Vanda finge-se assustada e nega todas aquelas acusações. A médica diz mesmo não reconhecer o marido que lhe parece mais velho. "Pára de ser sonsa e fingida! Não vais ganhar nada com esta farsa, toda a gente sabe quem tu és, até a Benedita!" grita, furiosa com a rival.