A morte de Manuel em 'Senhora do Mar' deixou Joana devastada. Contudo, ela espera um bebé de Manuel. No entanto, esta criança quase morre antes de nascer. Alex decide acabar com a vida da ex-companheira. O vilão rapta a ex-mulher, mas esta resiste e não permite que ela a agrida. Ele, furioso, aponta-lhe uma arma e ela, mesmo amedrontada, faz-lhe frente. Os dois começam a lutar pela pistola, que acaba por disparar. No entanto, Joana sai ilesa.

Mais tarde no hospital, Joana dá a luz o filho de Manuel, enquanto que Alex fica entre a vida e a morte. Judite vai a correr para o hospital, alertada por Flávia. Não a deixam ir logo ver a filha e é aí que ela dá com Alex, ainda numa maca, preso por algemas mas já consciente. Louca, e de cabeça perdida, atira-se ao pescoço do vilão para o estrangular. "Ele tem de morrer. Ele queria matar o meu neto e a minha filha. Além disso, a Joana não merece continuar a sofrer por causa dele", grita.

Joana acalma a mãe ao mostrar-lhe o bebé. Jura não temer mais por ela nem pelos filhos, pois tem quem a proteja: Manuel. Judite sorri, acalma-se e beija a filha e os netos. Alex, entretanto, é detido por Antunes.