O clima vai aquecer em breve na novela ‘Senhora do Mar’. Pinheiro está a passar a ferro quando recebe uma visita inesperada de Antunes. “Não acredito que, nesta paróquia, não haja ninguém que o ajude a fazer isso”, brinca a inspetora, enquanto o padre Pinheiro responde que aqueles momentos o ajudam a refletir sobre alguns acontecimentos da ilha. Sem rodeios, Antunes pergunta-lhe por que razão Luísa Cordeiro não gosta dele. Surpreendido, o pároco responde que “os boatos morrem ali”, mas ela insiste que não se trata de um rumor. “Não lhe posso dizer. Ainda é uma investigação em curso”, revela ele, adiantando que a defende, pois a empresária tem conseguido desviar-se “dos pingos da chuva”. O padre, de imediato, pergunta o que ela sabe sobre Luísa, e Antunes responde que é reservado. “E o que o padre sabe? É segredo de confissão? Ou pode dizer-me?”
Antes de revelar algo à Inspetora, Pinheiro recorda-se de uma conversa que teve com Luísa, sobre o facto de ela ter tentado afogar Carla quando esta era ainda uma criança. Algo que a mãe de Susana nega. Após esta lembrança, o padre conta a Antunes que houve um momento tenso entre ele e Luísa, há mais de um mês, antes de surgir uma publicação na internet, mas tem o dever de fidelidade para com os paroquianos. “Foi algo dito em confissão?”, questiona a inspetora. O padre responde que não. “Então, o seu dever é com a lei”, atira a polícia, acrescentando que pode evitar que mais alguém morra. Ele hesita, mas, resignado, conta o que sabe. A discussão com Luísa Cordeiro envolveu um episódio de infância, quando ela tentou afogar Carla numa piscina de hotel. A inspetora regista a informação e pergunta o que levou a miúda a recordar-se desse incidente. “Tinha pesadelos com esse momento e ganhou medo à água. Não sabia a razão até se lembrar do que aconteceu naquele dia”, conta o padre, sublinhando o impacto que isso teve na altura, pois era uma criança.
A inspetora sai vitoriosa da igreja, enquanto o padre reflete sobre as consequências das suas palavras e da lealdade que ainda sente por Luísa.