Quem segue ‘Senhora do Mar’ conhece bem os altos e baixos da relação de Pedro e de Maria. A verdade é que esta união está a começar a voltar à normalidade, depois do afastamento do casal, culminando na ida de Pedro para Lisboa. Nesta viagem, Pedro envolveu-se com Beatriz e, esta, sem querer, engravidou. No entanto, o assunto vai ter contornos mais complexos, quando Pedro descobrir que vai ter um outro filho.

No trabalho, Maria está absorta em pensamentos e demonstra-se nervosa com o jantar em casa de Pedro. “Vai correr tudo bem… tem de correr tudo bem!”, murmura para si própria.

Nesse momento, surgem Teresa e Rafael. “Olá, bom dia!”, cumprimenta a neta de Abel. Teresa fica surpreendida com o bom humor da jovem, que lhe conta que o avô está a começar a aceitar o namoro com Pedro. A bióloga fica admirada, mas ao mesmo tempo cautelosa. “Hoje há um jantar em casa dos Bettencourt para me conhecerem melhor”, continua a jovem, satisfeita.

Porém, Teresa começa a mostrar-se preocupada, pois sabe que Beatriz está grávida de Artur. “São, sem dúvida, boas notícias… Eu também vou a esse jantar!”, tenta disfarçar. Maria sorri, visivelmente contente. “Acho que, finalmente, as coisas estão a correr bem… estou otimista!”, afirma.

Aconteceu alguma coisa, Teresa? Pensei que ficasses feliz com estas novidades…”, reforça Teresa, com a mente distante, responde: “Não, não se passa nada…”. Maria fica intrigada com o comentário. “O Pedro parece estar seguro do que está a fazer, Teresa…”, diz, observando-a. Teresa olha para ela e responde: “Claro que está… Mas eu já estive onde tu estás… E, independentemente do que venha a acontecer, sempre haverá coisas que fogem ao vosso controlo. Não podem deixar-se abalar”. A jovem, confusa, pergunta: “Está a dizer isso por causa do Artur?”. Teresa suspira e responde: “Não só. O Artur é apenas um obstáculo… Uma relação tem sempre desafios… Vocês têm de confiar no que sentem um pelo outro, caso contrário, nunca conseguirão ser felizes…”.