Em setembro de 2024, o consumo televisivo em Portugal registou uma ligeira diminuição de 1% em comparação com agosto, devido ao regresso dos portugueses ao trabalho e às escolas, resultando em menos tempo disponível para ver televisão. No entanto, todos os canais de acesso livre (FTA) – RTP1, SIC e TVI – apresentaram crescimento no share.
A TVI manteve a liderança com um share de 15,0% (+0,8 pontos percentuais face a agosto), seguida da SIC, que obteve 14,0% (+0,4 pontos percentuais). A RTP1 ficou em terceiro, com um share de 10,7% (+1,0 pontos percentuais), sendo um dos canais que mais cresceu, juntamente com a TVI. O crescimento da RTP1 deveu-se, em grande parte, à transmissão dos jogos de Portugal na Liga das Nações. Os jogos Portugal x Escócia e Portugal x Croácia, transmitidos pela RTP1, foram vistos em média por mais de 2 milhões de telespectadores, com o jogo contra a Escócia a alcançar uma audiência média de 2,17 milhões e um share de 43,0%.
Na segunda posição dos programas mais vistos ficou a estreia do ‘Secret Story 8’, na TVI, com Cristina Ferreira, que atingiu uma audiência média de 1,09 milhões de telespectadores e um share de 29,2%. A 28ª Gala dos Globos de Ouro, transmitida pela SIC, foi o quarto programa mais visto, com uma audiência média de 998 mil telespectadores e um share de 26,5%. Embora tenha sido a gala com menor audiência dos últimos quatro anos, foi a segunda melhor em termos de share, apenas atrás da gala de 2022.
Relativamente às audiências por período horário, a SIC liderou no período de almoço com um share de 20,2%, sendo este o único segmento onde superou a concorrência. A TVI manteve a liderança nos períodos da tarde, prime-time e late night, com a diferença mais pequena face à SIC no primeiro prime-time.