Então, mas o que aconteceu? Bem, o canal optou por manter A Promessa no seu horário habitual das 21h30 e apenas depois lançar a sua grande aposta para 2025, num horário mais tardio, às 22h15. Esta decisão tem razão de ser na minha opinião, mas também gera algumas interrogações.
Manter a estabilidade ou arriscar?
A estratégia da SIC é compreensível. A Promessa é, atualmente, a novela mais vista em Portugal, chegando a vencer programas da concorrência como A Fazenda da TVI. Mudar o seu horário poderia ser um risco desnecessário, comprometendo uma audiência consolidada. Assim, a decisão de colocar A Herança depois parece ter a lógica de segurar os bons resultados da primeira novela da noite e, ao mesmo tempo, tentar fidelizar o público para a segunda.
Porém, fica a dúvida: por que motivo a SIC não colocou A Promessa a seguir A Herança? Terá receio de que, ao alterar o horário, possa perder parte da audiência que tem vindo a conquistar? A falta de esforço na promoção da nova novela também dá indicações de que a SIC quer garantir que "A Promessa" continua a ser a protagonista do seu horário nobre.
A receção do público e os primeiros resultados
Os primeiros dois episódios de A Herança tiveram bons resultados. O segundo capítulo registou 9,0% de rating e 19,2% de share, com um pico de 9,4% de rating às 22h29 e 21,5% de share, conseguindo uma ligeira subida em relação à estreia.
Mesmo com algumas críticas, há quem tenha ficado impressionado com a interpretação de Patrícia Tavares, que está a brilhar no papel de protagonista. A sua personagem, Sofia, conquistou a audiência com o seu carisma, empatia e naturalidade.
A atriz tem sido um dos pontos mais elogiados da novela, assim como Bárbara Branco, Mariana Monteiro, Laura Dutra, Dânia Neto e Sofia Sá da Bandeira.
A SIC continua a apostar forte nas novelas, tanto portuguesas como turcas, o que é um ponto positivo para os apreciadores do género. No entanto, a escolha de colocar A Herança num horário secundário é uma estratégia que pode ser vista de duas formas: por um lado, protege A Promessa e evita riscos desnecessários; por outro, dá a impressão de que a SIC não confia totalmente no sucesso da sua nova novela.
Resta agora ver como A Herança se vai comportar nos próximos meses e se vai conseguir ganhar o seu espaço no coração do público, como já conquistou o meu.