Depois de mais de 30 anos a viver intensamente no palco, no ecrã e junto do público, Sofia Alves, de 51 anos, sente que chegou o momento de abrandar e valorizar as pequenas e grandes coisas da vida. Ao lado do encenador e diretor Celso Cleto, com quem partilha 22 anos de cumplicidade, a atriz encontrou um equilíbrio entre o trabalho e a serenidade do interior do país.
No lar que construíram, rodeado de livros, música e memórias, a família cresceu e ganhou nova vida com a chegada do neto Martim, de 3 anos. “Ter a casa cheia é uma grande alegria. Os nossos filhos seguem os seus caminhos, e estamos cá para apoiar e dar suporte”, partilhou à revista Caras.
Uma carreira marcada pela paixão
Com uma trajetória que começou no cinema, ao lado de Manoel de Oliveira, e que se expandiu para a televisão e para o teatro, Sofia Alves confessa-se privilegiada:
“Sou uma felizarda por ter trabalhado com tantas gerações de grandes atores e atrizes, realizadores, autores e técnicos. Muitas vezes, em estúdio, recordo como aprendi com todos eles.”
Foi o teatro que juntou Sofia a Celso Cleto, e a cumplicidade transborda para a vida profissional. “O Celso é o meu rochedo, mas também uma maré viva que puxa por mim quando é preciso. Vivo apaixonada por ele e tenho muito respeito profissional”, disse.
A atriz revelou ainda que está prestes a regressar à televisão: “Vou protagonizar o novo projeto da SIC a partir de final de setembro. É uma personagem fascinante, mas vamos ter de esperar que a estação o anuncie.”
O futuro com tranquilidade
Com os 52 anos a aproximar-se, Sofia Alves garante que já começou a abrandar o ritmo: “Já não há lugar para todos os projetos.” O refúgio no interior é cada vez mais a sua prioridade: “Estamos a trabalhar no sentido de nos mudarmos de vez. Sou muito feliz lá.”
E se pudesse escrever o próximo capítulo da sua vida, a primeira frase seria clara:
“Temos todos de aprender a cuidar mais de nós."
Fonte: Caras