Sofia Cerveira deixa a SIC ao fim de 25 anos por não aceitar corte salarial
Sofia Cerveira recusou nova proposta da SIC com redução de custos e terminou contrato após 25 anos no canal de Paço de Arcos.

Sofia Cerveira já não faz parte da SIC. A apresentadora, de 50 anos, não aceitou a nova proposta contratual da estação de Paço de Arcos, que incluía uma redução de custos, e terminou assim um vínculo profissional que durava há mais de duas décadas.
Ao fim de 25 anos a trabalhar na SIC, canal onde se estreou em 2000 pela mão de Emídio Rangel, Sofia decidiu não renovar contrato. A sua última participação em antena deu-se a 12 de abril, no programa 'E-Especial', ao lado de Ricardo Pereira. Desde então, deixou de marcar presença nos ecrãs e, nos bastidores, já se falava de um possível afastamento.
De acordo com informações avançadas pela revista TV 7 Dias, a saída está relacionada com o processo de reestruturação interna e contenção de custos que o canal tem vindo a aplicar. "No âmbito da reestruturação e redução de custos renegociámos uma série de contratos que estavam a terminar. Houve redução no valor de alguns deles. A Sofia Cerveira não aceitou a nova proposta e terminou o contrato em março", revelou uma fonte ligada ao canal.
Apesar da ausência em antena, muitos que a acompanhavam ainda não tinham percebido a saída. A SIC nunca comunicou oficialmente o fim da ligação, o que causou alguma estranheza entre o público. Sofia não apresentou explicações públicas, mas é certo que está agora mais focada na vida familiar. Mãe do pequeno Gonçalo, de 10 anos, fruto da relação com Gonçalo Diniz, a apresentadora terá agora mais tempo para dedicar à família.
Ao longo dos últimos anos, além da apresentação, participou em várias séries e novelas do canal, como 'Dancin’ Days' e 'Mar Salgado'.
Sofia Cerveira não foi a única a sair do canal. Nos bastidores, há indicações de que também Paula Castanho deixou a estação recentemente. Ambas marcaram presença durante vários anos na grelha da SIC e fizeram parte de algumas das suas fases mais marcantes.