Aos 38 anos, Sofia Ribeiro decidiu pôr um fim ao contrato de exclusividade que mantinha com a TVI. Apesar da decisão da atriz, segundo a TV Guia, José Eduardo Moniz tinha interesse em querer continuar a contar com ela na ficção nacional.
"A Sofia quer estar solta", justifica fonte próxima da atriz à revista, garantindo não haver, para já, qualquer convite da SIC, nomeadamente de Daniel Oliveira, que aprecia as suas qualidades e o seu impacto nas redes sociais: "Neste momento, não há projeto nenhum em cima da mesa, mas o futuro a Deus pertence... Em Portugal, há a TVI, a RTP e a SIC, portanto... as soluções não são muitas."
É sabido, para já, que Sofia Ribeiro deseja abraçar novos desafios, nomeadamente através de outros registos, como o cinema ou o teatro. "Não vou fazer a próxima novela da TVI e não sei o que virá a seguir. Sinto-me numa fase de mudança. Tudo é uma possibilidade. Estou há 15 anos na TVI e sinto a necessidade de fazer outras coisas, além da televisão, que me desafiem", explicou a própria.
A consagrada atriz iniciou o seu percurso profissional na série Morangos com Açúcar, em 2007, e, desde então, esteve sempre ligada à TVI. Em 15 anos, integrou o elenco de 13 novelas.