Muito se especulou, já no final do ano passado, sobre a saída de Sofia Ribeiro da TVI. Inicialmente, a comunicação social dava conta de uma saída intencional por parte do próprio canal, mas a verdade é que foi a própria atriz a lançar-se ao mundo.
Sofia Ribeiro, de 38 anos, decidiu, sem alternativa profissional em vista, romper o contrato com a TVI, a poucas semanas do fim do vínculo oficial que a ligava à estação de Queluz de Baixo. "Eu é que rescindi contrato com a TVI, porque decidi que queria outra liberdade. Enviei uma carta a dizer que não queria renovar o meu vínculo", confirma a própria.
Este adeus de Sofia Ribeiro à TVI, com quem colaborou 15 anos, ocorreu de forma espontânea, e sem convite da SIC. "Não tinha as coisas definidas sobre qual seria o meu caminho. Disse-o de forma emocionada, porque foram 15 anos de coisas muito boas, em que aprendi imenso", conta.
A TVI, porém, desejava mantê-la no seu portfólio de estrelas: "Queriam que eu ficasse, mas, depois de uma conversa, em que expliquei que daquelas seis pessoas sentadas à mesa era a única que nunca tinha saído dali, acho que entenderam. Saí da TVI em paz."
Na SIC, Sofia não é um jogador fixo, ou seja não tem um contrato de permanência. "A Sofia é como um jogador que serve para várias posições no campo. Não é novata na área da apresentação e é um nome a considerar para os projetos que possam surgir".